![]() |
Para localizar um termo no glossário, clique na letra do alfabeto que corresponde à primeira letra do termo que deseja consultar.
Você também pode ler os termos do glossário no texto da Ajuda clicando nos links sublinhados dos termos do glossário. Depois de clicar em um link do glossário, o termo do glossário e a definição aparecerão em uma janela pop-up. Para fechar a janela, clique em qualquer lugar da tela.
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M |
N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z |
O formato tradicional em que áudio e vídeo são transmitidos usando uma onda ou um sinal analógico. Um sinal analógico pode não funcionar com alto-falantes digitais; os computadores usam sinais digitais.
Um arquivo contendo áudio, vídeo ou dados de script que é armazenado em Formato do Windows Media. Dependendo de seu contexto e objetivo, os arquivos do Windows Media usam várias extensões de nome de arquivo, como .wma, .wme, .wms, .wmv, .wmx, .wmz ou .wvx.
Um arquivo do Windows Media que tem uma licença associada que define como o arquivo pode ser executado. As restrições estabelecidas na licença variam dependendo do criador da licença. Quando uma faixa de CD é copiada usando o Windows Media Player, uma licença pode ser atribuída ao arquivo recém-criado. Sob esta licença, o arquivo pode ser executado somente no computador em que foi criado.
O método de transmissão usado por uma estação de rádio (AM, FM ou Internet).
Um meio de transmissão para transferências de dados em alta velocidade por longas distâncias. Os serviços de modem a cabo e DSL são exemplos de redes de banda larga.
Uma área da memória do computador reservada para manter dados temporariamente antes que sejam usados no computador receptor. O uso do buffer evita a interrupção do fluxo de dados.
Uma interface do usuário que fornece uma aparência alternativa e funcionalidade personalizada para software, como o Windows Media Player.
Em um DVD, uma parte de um título, como uma cena ou seqüência. Um título pode conter um ou mais capítulos.
Consulte também: Título
Consulte a definição de: Gravador de CD
Um tipo de CD em que os arquivos podem ser copiados, mas não apagados ou substituídos.
Um tipo de CD em que os arquivos podem ser copiados, apagados e substituídos.
Consulte a definição de: CD gravável (CD-R)
Consulte a definição de: CD regravável (CD-RW)
Uma abreviação para compactador/descompactador. Software ou hardware usado para compactar e descompactar mídia digital.
Converter conteúdo de áudio e vídeo em um formato digital especificado.
Um processo para remoção de dados redundantes de um arquivo de mídia digital ou fluxo para reduzir seu tamanho ou a largura de banda usada.
No Windows Media Player, um processo para garantir que os dados de áudio digital sejam lidos na unidade de CD-ROM com precisão durante a reprodução ou cópia. O uso da correção de erro pode evitar ruídos indesejáveis que não fazem parte do material original.
Disfarçar o conteúdo por meio de um programa para ocultar seu corpo.
Consulte também: Descriptografar
Converter conteúdo criptografado de volta à sua forma original.
Consulte também: Criptografar
Um método de distribuição de conteúdo em que um único fluxo é transmitido de um servidor de mídia para vários clientes. Os clientes não têm conexão com o servidor. Em vez disso, o servidor envia uma única cópia do fluxo pela rede para roteadores habilitados para difusão seletiva, o que replica os dados. Então, os clientes podem receber o fluxo, monitorando uma determinada porta e endereço IP de difusão seletiva.
Dados representados como dígitos binários (zeros e uns).
Uma mídia de armazenamento óptico para dados digitais.
Um dispositivo eletrônico móvel que pode trocar arquivos ou outros dados com um computador ou dispositivo. Exemplos de dispositivos incluem PCs de bolso, players de música digital portáteis e smartphones.
Transferir um arquivo em uma rede em resposta a uma solicitação do dispositivo que recebe os dados. O conteúdo baixado é mantido no dispositivo receptor para reprodução por demanda. Por outro lado, o conteúdo transmitido é executado conforme é distribuído.
Um conjunto de caracteres adicionado ao final de um nome de arquivo que identifica o tipo ou o formato do arquivo.
Consulte Também: Formato do arquivo, Tipo de arquivo
Uma música individual ou outro item separado de conteúdo de áudio.
Uma combinação de hardware e software que impõe um limite entre duas ou mais redes e impede o acesso não autorizado a uma rede privada.
Um método de distribuição de mídia digital por uma rede em um fluxo contínuo. A mídia digital é executada pelo software cliente conforme é recebida. Geralmente, o fluxo contínuo torna desnecessário que os usuários baixem um arquivo para executá-lo.
A estrutura ou organização dos dados em um arquivo. Geralmente, o formato do arquivo é indicado pela extensão do nome do arquivo.
Consulte também: Extensão do nome do arquivo, Tipo de arquivo
O formato usado pelo Microsoft Windows Media Technologies (ou um produto de terceiros que incorpora uma tecnologia licenciada do Windows Media) para criar, armazenar, editar, distribuir, transmitir ou executar conteúdo com base na linha do tempo.
No Windows Media Player, é o número, como 88,5 ou 101,7, usado para localizar uma estação de rádio.
No Windows Media Technologies, é o tipo de música, como rock ou clássica, executada por uma estação de rádio.
Um dispositivo usado para copiar arquivos para CDs graváveis.
Consulte a definição de: High Definition Compatible Digital (HDCD)
Um processo patenteado de codificação/decodificação que melhora a qualidade de todas as formas de gravação e reprodução de áudio digital, aumentando a resolução e reduzindo a distorção que ocorre durante a conversão de analógico em digital (A/D) e de digital em analógico (D/A), o processamento digital e a filtragem digital.
Consulte a definição de: Protocolo HTTP
Informações sobre mídia digital, como artista, título, ábum, produtor e assim por diante. Também conhecidas como metadados ou marcas.
Uma pequena janela que pode aparecer no canto inferior direito da tela quando o Windows Media Player está no modo de capa. Você pode usar a janela para retornar ao modo completo e para acessar outros comandos.
A capacidade de uma rede para transferir uma quantidade de dados em um tempo determinado.
Texto que acompanha imagens ou vídeos, como uma descrição suplementar ou uma transcrição das palavras faladas.
Uma lista de conteúdo de mídia digital.
Consulte a definição de: Taxas de bits múltiplas
Consulte a definição de: Musical Instrument Digital Interface (MIDI)
O estado operacional padrão do Windows Media Player, em que todos seus recursos são exibidos. O Player também pode aparecer no modo de capa.
Consulte também: Modo de capa
Um estado operacional do Windows Media Player em que sua interface do usuário é exibida como uma capa.
Consulte também: Modo completo, Capa
O comitê que cria padrões internacionais para codificação de informações de áudio e vídeo em um formato digital compactado. O acrônimo MPEG é acrescentado ao início das especificações individuais desenvolvidas pelo comitê. Por exemplo, MPEG-2 se refere ao padrão ISO/IEC - 11172.
Consulte a definição de: Moving Picture Experts Group (MPEG)
Uma especificação da Associação de fabricantes de MIDI (MMA). A especificação define um protocolo para descrever dados musicais, como mensagens para ativar e desativar notas; um formato de arquivo para armazenar dados musicais, chamado MIDI padrão e uma interface de hardware padrão.
Um ponto de conexão em um computador através do qual um dispositivo periférico ou outro computador pode se comunicar.
Um conjunto de formatos e procedimentos que permitem que computadores troquem informações.
Consulte também: Protocolo HTTP, Protocolo TCP, Protocolo UDP
O protocolo da Internet usado para distribuir informações pela World Wide Web.
O protocolo dentro do TCP/IP que controla a quebra de mensagens de dados em pacotes para serem enviados por IP e a remontagem e a verificação das mensagens completas de pacotes recebidos por IP.
Um protocolo de transporte sem conexão na pilha do protocolo TCP/IP que é usado nos casos em que é aceitável ter alguma perda de pacotes, por exemplo, com fluxos de mídia digital.
A pessoa ou organização que distribui arquivos do Windows Media (por exemplo, uma empresa de gravação, filmes ou mídia de fluxo contínuo). O provedor de conteúdo também pode ser o proprietário do conteúdo.
Uma de várias imagens seqüenciais que compõem o vídeo.
Um servidor localizado em uma rede entre o software cliente, como um navegador da Web, e outro servidor. Ele intercepta todas as solicitações para o servidor para determinar se ele próprio pode preenchê-las. Se não conseguir, encaminha a solicitação para outro servidor.
As letras ou os números do código que identificam uma estação de transmissão de rádio ou televisão, atribuídos por uma entidade reguladora.
O número de bits transferidos por segundo.
Uma característica de um fluxo de dados em que o mesmo conteúdo é codificado em diversas taxas de bits para otimizar a distribuição do conteúdo.
O número de quadros de vídeo exibidos por segundo. Taxas de quadros maiores em geral produzem um movimento mais suave na imagem.
Consulte a definição de: Protocolo TCP
Uma descrição do conteúdo ou do formato de um arquivo. Geralmente, o tipo de arquivo é indicado pela extensão do nome do arquivo.
Consulte também: Formato de arquivo, Extensão do nome do arquivo
Em um DVD, geralmente, a maior unidade de conteúdo, como um filme ou um programa de TV, é chamada título. Não há um padrão consistente em todos os DVDs e por isso um DVD pode conter um ou mais títulos.
Consulte também: Capítulo
Consulte a definição de: Protocolo UDP
A taxa máxima, em bits por segundo, em que os dados podem ser transferidos entre uma rede e um computador ou um dispositivo.
No Windows Media Player, é uma exibição gráfica que é alterada em resposta ao sinal de áudio.